WhatsApp está testando implementar pesquisas por IMAGEM: saiba como!
O WhatsApp está trazendo algumas novidades para deixar o app ainda mais interessante com a chegada da inteligência artificial.
O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, está prestes a lançar novos recursos que prometem aprimorar ainda mais a experiência do usuário. Entre as atualizações em desenvolvimento, destaca-se a possibilidade de pesquisar imagens diretamente na plataforma, facilitando a verificação de conteúdos e combatendo a desinformação.
Esse recurso oferece uma maneira mais prática de identificar a autenticidade de imagens compartilhadas no app. Afinal, permitirão que os usuários explorem informações e contextos adicionais de maneira rápida e eficiente.
Além disso, o WhatsApp está realizando testes para expandir a personalização do aplicativo, trazendo novas opções cores. As novidades estão chegando cada vez mais rápido para todos!
Como vai funcionar a pesquisa por imagem do WhatsApp?
O recurso de pesquisa por imagem do WhatsApp foi introduzido na versão beta 2.24.23.13 para Android. Em suma, seu objetivo é simplificar o processo de verificação de imagens dentro do próprio aplicativo.
Para utilizar essa função, o usuário só precisa abrir a imagem desejada, tocar nos três pontos no menu superior e selecionar a opção “pesquisar na web”. Ao fazer isso, vai para uma busca no Google que proporciona contexto e informações relevantes sobre a imagem. Isso inclui imagens semelhantes, fontes e possíveis verificações de autenticidade.
Essa funcionalidade torna o processo de identificação de imagens manipuladas ou enganosas mais acessível. Afinal, não há necessidade de baixar a imagem para então fazer o upload no Google separadamente.
Com essa pesquisa integrada, o usuário consegue verificar rapidamente se a imagem foi alterada ou manipulada, promovendo uma experiência mais segura e informativa. Esse recurso é similar ao “circule para pesquisar” do próprio Google, que permite encontrar contexto para imagens de forma rápida.
O WhatsApp garantiu que, ao compartilhar uma imagem com o Google para pesquisa, o mensageiro não retém nenhuma informação pessoal do usuário. Esse é um ponto positivo, pois o app continua mantendo a privacidade das informações trocadas.
Embora essa funcionalidade esteja disponível apenas para usuários da versão beta no Android, a expectativa é de que seja liberada para todos em breve. Isso acontecerá após a fase de testes e ajustes com base no feedback dos participantes da fase beta.
Saiba mais: Sim, você pode saber QUANTAS mensagens mandou ou recebeu no WhatsApp: veja como!
App também está trabalhando com troca de temas
Além do recurso de pesquisa por imagem, o WhatsApp também está implementando melhorias na personalização visual do aplicativo, permitindo que os usuários escolham entre temas diferentes. Com a nova versão beta 2.24.23.18 para Android, o WhatsApp já permite trocar a cor padrão do aplicativo, substituindo o verde tradicional por preto ou branco, de acordo com o tema escolhido.
Ao definir o tema claro, o fundo do aplicativo se transforma para preto, promovendo um visual mais minimalista e modernizado nos menus, botões e outras áreas da interface. Essa mudança proporciona uma aparência mais elegante e limpa, adequando-se ao gosto dos usuários.
No caso do tema escuro, a cor padrão do aplicativo passa a ser branca, oferecendo um forte contraste que melhora a legibilidade e facilita a navegação no aplicativo, especialmente em ambientes com baixa iluminação.
Embora ainda não seja possível selecionar outras cores como tema principal no WhatsApp, há uma expectativa de que o feedback dos usuários da versão beta possa influenciar novas opções de personalização em atualizações futuras.
Saiba mais: WhatsApp revela dinheiro “secreto” para quem seguir os passos