Demorou, mas saiu! ÚLTIMO lote da restituição do Imposto de Renda chegou; consulte agora

O último lote da restituição do Imposto de Renda vai chegar em breve para contemplar todos os que ficaram de fora nos últimos pagamentos.

A restituição do Imposto de Renda é um momento esperado por muitos contribuintes, pois representa a devolução de valores pagos a mais durante o ano anterior.

Para muitos, é uma oportunidade de regularizar sua situação financeira e, em alguns casos, receber um valor que pode salvar em várias situações.

Neste contexto, a Receita Federal realiza a liberação dos lotes de restituição em etapas, distribuindo os valores ao longo do ano, sempre em conformidade com critérios que priorizam determinados grupos de contribuintes.

Você estava esperando pelo último lote da restituição do Imposto de Renda? Saque agora!
Você estava esperando pelo último lote da restituição do Imposto de Renda? Saque agora! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Receita Federal abre consulta ao último lote de pagamentos

A princípio, a Receita Federal disponibilizou a consulta para o último lote de restituição do Imposto de Renda. Para verificar se o contribuinte está contemplado, é preciso acessar o site da Receita Federal ou utilizar o aplicativo para dispositivos móveis.

Este lote inclui restituições de declarações deste ano e também de anos anteriores, beneficiando centenas de milhares de contribuintes em todo o país.

Aqueles que forneceram a chave Pix de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou utilizaram a declaração pré-preenchida têm prioridade no recebimento.

Os contribuintes prioritários se dividem de acordo com os seguintes critérios:

  • Contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF
  • Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • Idosos acima de 80 anos
  • Pessoas com deficiência física, mental ou portadoras de doenças graves

Aqueles que não informaram a chave Pix ou não se encaixam em categorias prioritárias também têm suas restituições liberadas, mas após os contribuintes com prioridade.

Saiba mais: Renda extra TODA semana: coloque seu dinheiro nestas 5 opções para lucrar!

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte pode seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o site da Receita Federal
  2. Em seguida, clique em “Meu Imposto de Renda”
  3. Selecione a opção “Consultar a Restituição”

Outra forma de consulta é utilizando o aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets. Este processo garante que o contribuinte saiba com antecedência sobre o pagamento da restituição e possa se organizar.

O pagamento da restituição acontece direto na conta informada durante a declaração do Imposto de Renda ou pela chave Pix do tipo CPF.

O agendamento do crédito pode ser feito em qualquer conta bancária em nome do contribuinte por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.

O que fazer não houver depósito?

Por fim, caso o valor não caia na conta, seja por desativação ou qualquer outro motivo, ele ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.

Entretanto, se o contribuinte perceber que a restituição não caiu por outra razão, ele pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e emitir um extrato de sua declaração.

Nesse extrato, será possível verificar se há alguma pendência que impeça o pagamento. Em caso de pendências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Se, por algum motivo, a restituição não for resgatada dentro do prazo de um ano, será necessário acessar o Portal e-CAC e solicitar o resgate.

Para isso, o contribuinte deve entrar na seção “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Saiba mais: Você só precisa do seu celular e vontade de ganhar DINHEIRO para fazer uma renda com estes 10 apps!