Sujou! NOVO radar inteligente aplica multas em longas distâncias: prepare o bolso

Um novo radar inteligente que está começando a se espalhar pelas vias do país tem a capacidade de aplicar multas mesmo longe dos carros.

A fiscalização do trânsito ganha uma nova dimensão com a implantação de radares inteligentes que identificam infrações à distância. O sistema está revolucionando o monitoramento das vias e a aplicação de multas.

Esse avanço tecnológico fortalece a segurança nas estradas e contribui para uma condução mais responsável, uma vez que os motoristas agora estão sob monitoramento constante, mesmo antes e depois de passarem pelos pontos de instalação do radar.

Com o objetivo de reduzir infrações e melhorar a gestão do tráfego, este sistema oferece uma forma de fiscalização mais precisa e completa. Dessa forma, com sua capacidade de identificar diversas infrações, o novo radar já está sendo utilizado em diferentes estados.

O novo radar inteligente já começou a fazer "vítimas" nas vias do país.
O novo radar inteligente já começou a fazer “vítimas” nas vias do país. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Como funciona a medição do novo radar inteligente?

O radar Doppler, que utiliza ondas eletromagnéticas para medir a velocidade dos veículos, opera a uma distância considerável. Para se ter ideia, ele detecta o movimento a até 100 metros antes e 50 metros depois de sua instalação. Essa tecnologia avançada mede com precisão a velocidade do veículo por meio da reflexão das ondas no automóvel em movimento.

O funcionamento do radar Doppler se diferencia de outros sistemas tradicionais, que utilizam sensores no chão e têm um alcance menor. Por esse motivo, ele é mais eficaz na captura de informações, permitindo um controle mais rigoroso da velocidade antes que o veículo atinja o ponto de fiscalização.

Com a capacidade de identificar manobras suspeitas, o radar detecta automaticamente quando o motorista freia bruscamente antes de passar pelo dispositivo ou acelera logo após o radar, um comportamento comum em tentativas de evitar multas.

Ao captar a velocidade de maneira contínua, o sistema amplia o raio de monitoramento, reduzindo os pontos cegos de fiscalização. Isso permite que o radar não apenas monitore um ponto específico, mas também capture informações em um trecho mais longo da estrada.

Saiba mais: Afinal, nome sujo pode te fazer PERDER sua CNH? Entenda se isso afeta em algo!

Dispositivo também tem outros recursos

Além de medir a velocidade, o radar Doppler inclui recursos adicionais que aumentam ainda mais sua eficiência na fiscalização de diversas infrações. Ele é capaz de identificar motoristas que utilizam o celular ao volante, uma das práticas que mais contribuem para acidentes graves.

Outra funcionalidade importante é a capacidade de monitorar a ocupação do veículo, garantindo que não haja excesso de passageiros, especialmente em veículos que têm restrições de lotação.

Além disso, o radar Doppler detecta infrações como avançar o sinal vermelho, fazer conversões proibidas, trafegar pela contramão e parar sobre a faixa de pedestres. Com essa abrangência, o dispositivo garante uma fiscalização completa em vários aspectos do comportamento do motorista, reduzindo infrações e aumentando a segurança de pedestres e outros motoristas.

Em São Paulo, esse radar já está presente em importantes rodovias, e a previsão é de que o número de radares Doppler aumente consideravelmente, com a instalação planejada de mais 649 dispositivos no estado, aprimorando a fiscalização nas estradas paulistas.

Fique alerta: Estou com o nome sujo, corro algum risco de perder a minha CNH? ATENÇÃO, CPFs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0!