Brasileiros terão 30 dias para SOLICITAR novo benefício do governo; você pode ter direito
Governo estende prazo para brasileiros solicitarem novo benefício ainda em 2024; faça agora seu pedido
Os moradores de uma região do país não habilitados para receber o novo benefício do governo ganharam mais tempo para entrar com recurso administrativo.
Após publicações no Diário Oficial da União, o prazo para solicitar o benefício passou de 15 para 30 dias corridos. A mudança permite que as famílias tenham mais tempo para reunir a documentação necessária e contestar a negativa.
A decisão de aumentar o prazo veio após pedidos das prefeituras, que identificaram dificuldades para atender todos os pedidos dentro do período inicial. Agora, os interessados podem formalizar o recurso diretamente na prefeitura do seu município, contados a partir do dia 4 de novembro.
Como faço para solicitar o recurso administrativo?
Para quem deseja recorrer, o processo começa na prefeitura do município. Lá, os responsáveis encontram no sistema do Auxílio Reconstrução um módulo específico para iniciar o pedido de recurso.
Dessa maneira, o objetivo é revisar os cadastros enviados e corrigir inconsistências que possam ter causado a negativa do benefício. No entanto, o ideal é não perder tempo e entrar logo com o recurso administrativo.
Entre os motivos mais comuns para a inabilitação estão informações conflitantes, como endereços que não constam nas bases de dados do governo federal, mais de uma família registrada no mesmo local etc. Além disso, podem ocorrer casos de indício de óbito do responsável ou endereço fora da área de risco.
Assim, ao apresentar o recurso, é fundamental incluir documentos que comprovem a situação da família e justifiquem a necessidade do benefício.
Após o envio, as prefeituras terão até 60 dias corridos para analisar os pedidos e emitir uma resposta. Este prazo garante a reavaliação de cada caso mais detalhadamente.
Saiba mais: CONFIRMADO! Cidadãos com NIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0 poderão sacar AUXÍLIO de R$ 799 a partir de 14/11
Todos detalhes sobre benefício do Auxílio Reconstrução
Em suma, o Auxílio Reconstrução tem como objetivo ajudar famílias desalojadas ou desabrigadas pelas enchentes de abril e maio no Rio Grande do Sul.
O benefício, no valor de R$ 5,1 mil, é pago em parcela única e está disponível para famílias residentes em áreas com situação de calamidade ou emergência reconhecida oficialmente.
Portanto, a Medida Provisória prevê que 444 cidades no estado podem acessar o benefício. Até agora, mais de 399 mil famílias de 253 municípios tiveram seus cadastros aprovados.
Apesar disso, muitas ainda enfrentam dificuldades para habilitação, destacando a importância do recurso para aqueles que não conseguiram o auxílio na primeira análise.
Com o prazo estendido e o suporte das prefeituras, mais famílias terão a chance de contestar e receber o auxílio. O programa, além de aliviar os desafios causados pelas enchentes, também reforça a importância de políticas públicas que atendam às necessidades imediatas da população em momentos de crise.
Veja também: Auxílio-aluguel para quem recebe Bolsa Família é REAL? Descubra as opções disponíveis!