Adeus, enxeridos! Serasa lança opção de BLOQUEAR score de crédito

O score de crédito pode ajudar e atrapalhar a concessão de empréstimos e cartões na mesma medida. Agora, o Serasa permite o bloqueio desse dado.

A Serasa lançou recentemente uma nova funcionalidade chamada Lock&Unlock, que permite aos consumidores bloquear seu Serasa Score.

Isso acaba restringindo o acesso de empresas e instituições financeiras às informações de crédito, que geralmente é um fator que influencia muito na concessão de benefícios financeiros.

Essa ferramenta surgiu para dar mais controle sobre quem pode consultar o seu histórico de crédito, oferecendo uma camada extra de privacidade.

No entanto, muitos se perguntam se realmente vale a pena utilizar essa função e quais são os impactos de bloquear o score de crédito no cotidiano financeiro.

A Serasa recentemente lançou a opção de bloquear o score de crédito, mas será que é uma boa ideia?
A Serasa recentemente lançou a opção de bloquear o score de crédito, mas será que é uma boa ideia? / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Como funciona o novo recurso da Serasa?

O recurso Lock&Unlock da Serasa permite que assinantes do Serasa Premium bloqueiem ou desbloqueiem o acesso ao seu Serasa Score de forma simples e rápida.

Ao ativar o bloqueio, as empresas e instituições financeiras ficam impossibilitadas de visualizar o seu score de crédito durante uma análise de crédito para empréstimos, financiamentos ou outros serviços financeiros.

Isso oferece ao consumidor mais controle sobre quando e quem pode acessar suas informações de crédito.

A ideia é que o consumidor possa bloquear seu score quando não estiver solicitando crédito, proporcionando mais privacidade.

Quando for necessário realizar uma compra ou solicitar crédito, o usuário pode desbloquear seu score para permitir que as empresas façam a análise.

No entanto, é importante ressaltar que o bloqueio do score não impede que bancos e instituições financeiras façam suas próprias avaliações de risco com base em outros dados disponíveis, como renda e histórico bancário.

Saiba mais: Contribuintes individuais podem solicitar auxílio por incapacidade? Entenda regras do INSS!

Quem pode usar o Lock&Unlock da Serasa?

O Lock&Unlock está disponível apenas para assinantes do Serasa Premium. Este é um serviço pago que oferece diversas funcionalidades, como o monitoramento de CPF, alertas de fraudes e consultas ilimitadas ao seu próprio score de crédito.

Os usuários que utilizam a versão gratuita da Serasa não têm acesso a essa função. Portanto, para utilizar o recurso de bloqueio, é necessário contratar o plano premium, que possui um custo mensal.

Essa opção é mesmo a melhor?

Embora a ideia de bloquear o Serasa Score ofereça mais controle sobre as informações de crédito, o recurso pode não ser tão vantajoso na prática.

Um dos principais contras é que bloquear o score pode gerar desconfiança por parte das instituições financeiras. Afinal, elas podem interpretar essa ação como uma tentativa de ocultar problemas financeiros.

Além disso, o bloqueio pode causar atrasos na análise de crédito, especialmente se o consumidor esquecer de desbloquear o score antes de solicitar algum serviço.

Por outro lado, quem valoriza a privacidade pode achar útil ter essa opção à disposição, já que ela restringe o acesso aos dados em momentos nos quais o consumidor não está interessado em buscar crédito.

No entanto, é importante ponderar se o custo do Serasa Premium compensa esse benefício, considerando que o bloqueio não impede outras formas de avaliação de crédito, como o histórico de relacionamento com bancos e a capacidade de pagamento.

Manter o score em dia é sempre a melhor opção

Manter um bom score é sempre a melhor estratégia para garantir acesso facilitado ao crédito:

  1. Pague suas contas em dia: A pontualidade no pagamento de contas é um dos fatores mais importantes para manter um bom score.
  2. Evite atrasos em financiamentos e empréstimos: Atrasos em parcelas podem prejudicar significativamente seu score de crédito.
  3. Mantenha o uso de crédito sob controle: Use o crédito de forma consciente, sem ultrapassar seu limite, e pague o valor total da fatura sempre que possível.
  4. Atualize seus dados no CadÚnico e na Receita Federal: Manter seus dados atualizados mostra confiabilidade às instituições financeiras.
  5. Monitore seu score regularmente: Acompanhar o seu Serasa Score e tomar ações para melhorá-lo ajuda a garantir que ele esteja sempre em um bom nível.

Essas práticas garantem que o consumidor tenha um bom histórico de crédito, facilitando o acesso a empréstimos e financiamentos, sem a necessidade de bloquear o score.

Não perca: Devendo ao Nubank? NÃO renegocie sua dívida antes de saber DISTO!