Recebeu Pix ERRADO? Devolva do jeito CERTO para não cair em golpe!

Os golpistas estão criando novas técnicas para arrancar dinheiro das vítimas. Uma dessas novidades é o Pix errado, que pode gerar problemas.

Nos últimos anos, o Pix se tornou uma ferramenta de pagamento muito utilizada por sua rapidez e praticidade.

No entanto, como qualquer tecnologia, também tem sido alvo de golpes cada vez mais sofisticados. Um dos mais recentes é o golpe do Pix errado, que se aproveita da confiança e boa fé das pessoas.

A estratégia envolve o envio de um valor indevido, seguido de um pedido de devolução, o que parece uma situação inofensiva, mas pode resultar em grandes prejuízos para a vítima.

Você recebeu um Pix errado? Tome cuidado, porque pode ser golpe!
Você recebeu um Pix errado? Tome cuidado, porque pode ser golpe! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Recebeu um Pix errado? Cuidado com o golpe!

Um dos golpes mais comuns envolvendo o Pix ocorre quando os golpistas enviam um valor para a conta da vítima, fingindo que foi por engano.

Em seguida, entram em contato dizendo que enviaram o Pix incorretamente e solicitam a devolução do valor, mas pedem que essa devolução aconteça em uma terceira conta, alegando que o erro ocorreu na primeira transação.

O pedido parece legítimo, e muitas pessoas, por boa fé, acabam devolvendo o valor sem suspeitar.

O problema começa quando a vítima devolve o valor através de uma transferência tradicional, e não pelo sistema de estorno do próprio Pix.

Após a devolução, os golpistas entram em contato com o Banco Central, usando o sistema que detecta fraudes, e afirmam que foram vítimas de um golpe. Ou seja, que a pessoa que recebeu o Pix, em primeiro lugar, roubou o valor.

Isso faz com que o banco acredite que o verdadeiro fraudador é a pessoa que recebeu o valor inicialmente, resultando na retirada do montante da sua conta, que muitas vezes já foi devolvido.

Esse golpe é bem articulado, já que se baseia na confiança e em uma brecha no sistema de devoluções. A vítima, que age de boa fé, acaba perdendo o valor duas vezes: uma ao devolver para o golpista e outra quando o banco estorna o valor original a pedido dos fraudadores.

Saiba mais: LIBERADO! Calendário para receber PIX do Governo beneficia novo grupo de 09/24 a 10/24

Como resolver essa situação?

Se você recebeu um Pix por engano e suspeita que possa ser um golpe, o mais importante é agir com cautela.

Ao invés de realizar uma devolução tradicional, é necessário seguir os passos corretos para evitar cair nessa armadilha. Veja como fazer:

  1. Entre em contato com o seu banco: Assim que você receber um Pix que não estava esperando, informe imediatamente ao seu banco que houve um depósito suspeito. Isso garantirá que a situação seja registrada desde o início.
  2. Não transfira o valor para outra conta: Caso o remetente entre em contato solicitando a devolução para uma terceira conta, desconfie. Jamais faça a devolução para uma conta diferente da que realizou o pagamento original.
  3. Utilize o recurso de estorno ou devolução do Pix: Dentro do próprio sistema de Pix, há uma função específica para estornar ou devolver valores recebidos indevidamente.

Como devolver o Pix corretamente

Para realizar a devolução corretamente, siga este passo a passo:

  • Acesse a notificação do Pix recebido no seu aplicativo de banco.
  • Clique na opção “estornar” ou “devolver”, que estará disponível na transação.
  • Ao clicar nessa opção, o sistema do Banco Central realizará a devolução automaticamente para a conta que enviou o valor originalmente.
  1. Aguarde a confirmação da devolução: Ao fazer o estorno através do Pix, o processo acontece imediatamente, já que é o sistema financeiro quem controla, garantindo que o valor vá diretamente para quem enviou.
  2. Mantenha registros da transação: Salve todos os comprovantes e capture a tela de qualquer comunicação com o banco e com a pessoa que solicitou o estorno. Isso pode ser essencial caso haja algum desdobramento ou necessidade de comprovar sua ação de boa fé.

Ao seguir esses passos, você evita cair no golpe do Pix errado. Agir com rapidez e cautela é fundamental para não ser vítima desse tipo de fraude.

Veja outros: Renda extra? Aprenda a sacar PIX de R$ 100 a R$ 1.000 em bancos; método prático