Mais de 190 MIL pessoas podem perder o Bolsa Família até 01/12; evite isso!
Milhares de pessoas estão em situação de perigo caso não realizem os procedimentos para manter o Bolsa Família em dia.
Os beneficiários do programa Bolsa Família devem estar atentos a uma regra essencial que pode afetar diretamente a continuidade do benefício. Trata-se de uma das regras mais importantes do programa atualmente.
Com o objetivo de assegurar a saúde e o bem-estar das famílias, a Secretaria de Saúde alerta para a importância de cumprir os requisitos de acompanhamento médico e vacinação, especialmente entre gestantes, mulheres e crianças.
Esse acompanhamento em saúde é necessário não apenas para atender às exigências do programa, mas também para garantir a proteção contra diversas doenças.
Em alguns estados, uma porcentagem significativa dos beneficiários ainda não compareceu às consultas de rotina, o que pode levar ao bloqueio, suspensão ou até mesmo ao cancelamento do Bolsa Família.
Beneficiários do Bolsa Família devem vacinar as crianças
O acompanhamento de saúde inclui a vacinação obrigatória para crianças menores de 7 anos, uma condição indispensável para que as famílias continuem a receber o Bolsa Família. Esse requisito busca não apenas manter as crianças protegidas contra doenças preveníveis, mas também garantir que estejam em dia com o calendário nacional de imunização.
O Distrito Federal, por exemplo, que possui mais de 350 mil beneficiários no perfil de saúde do programa, exige que todos os responsáveis mantenham as vacinas das crianças atualizadas e realizem o acompanhamento médico regular.
Ademais, o prazo para cumprir o acompanhamento de saúde corresponde ao segundo semestre de 2024, o que significa que as famílias devem realizar todas as etapas até dezembro. Além da vacinação, o acompanhamento inclui a avaliação nutricional e o pré-natal para gestantes.
As famílias devem comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas cidades, apresentando um documento de identificação, o cartão do Bolsa Família e, para crianças, o cartão de vacinação atualizado. Em suma, o não cumprimento desses requisitos pode levar ao bloqueio do benefício, afetando o apoio financeiro essencial para essas famílias.
Quais vacinas as famílias devem manter em dia?
Por fim, para garantir a continuidade do Bolsa Família, é essencial que as famílias mantenham as vacinas das crianças atualizadas. O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, oferece gratuitamente todas as vacinas abaixo, fundamentais para a proteção das crianças contra diversas doenças:
- Covid-19
- BCG (contra tuberculose)
- Hepatite A
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/Hep. B)
- Pneumocócica 10-valente
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
- VOP (Vacina Oral Poliomielite)
- VRH (Vacina Rotavírus Humano)
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
- DTP (tríplice bacteriana: difteria, tétano e coqueluche)
- Varicela
- HPV quadrivalente
- dT (dupla adulto)
- dTpa (DTP adulto)
- Meningocócica ACWY
Manter essas vacinas em dia é fundamental para a segurança de todos e para evitar a propagação de doenças. As famílias beneficiárias do Bolsa Família que garantirem a atualização do cartão vacinal das crianças, bem como o acompanhamento médico de gestantes e jovens, poderão assegurar a continuidade do benefício e, ao mesmo tempo, contribuir para a saúde pública.
Veja mais: Pode conferir! Apps do Bolsa Família atualizam e trazem novidades para beneficiários