Novo RG vale para OUTROS países: saiba COMO emitir o seu de graça!

O Novo RG traz diversos benefícios para quem emite, inclusive a possibilidade de tirar o documento de graça e usá-lo em outros países.

O novo RG, oficialmente chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), traz inovações significativas para a identificação dos brasileiros, tanto em território nacional quanto fora do país.

Com a implementação da CIN, o Brasil dá um passo em direção a um sistema de identificação mais unificado e eficiente, que facilita o acesso a serviços públicos e permite a entrada automática dos cidadãos brasileiros em diversos países.

A mudança quer, além da simplificação, aumentar a segurança e a praticidade no uso do documento, eliminando a necessidade de se carregar vários documentos de identificação. Dessa forma, com o prazo para adoção do novo RG até 2032, a nova carteira já está disponível em vários estados e vem atraindo milhões de solicitações.

O novo RG traz mudanças fundamentais. Veja como emiti-lo.
O novo RG traz mudanças fundamentais. Veja como emiti-lo. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Novo RG traz mudanças importantes

A princípio, a Carteira de Identidade Nacional vem substituir o antigo RG com uma série de benefícios para os cidadãos. Primeiramente, a CIN integra cinco documentos diferentes em um único local, reunindo, com um QR Code exclusivo, as informações da carteira de trabalho, título de eleitor, CNH, carteira de transtorno de espectro autista e o próprio RG.

Outro aspecto importante do novo RG é que ele permite a entrada automática de brasileiros em países do Mercosul, dispensando a apresentação do passaporte nesses locais. Contudo, para viagens fora do Mercosul, o passaporte ainda será necessário, mantendo as exigências de identificação internacional que cada país estabelece.

Saiba mais: Novo RG é obrigatório? Saiba qual o prazo FINAL para emissão do documento!

Em quais países posso usar o documento?

Ademais, a nova CIN permite o trânsito em diversos países do Mercosul e também em alguns países associados. Veja a lista de onde é possível usar o novo RG:

  • Argentina
  • Brasil
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Bolívia
  • Venezuela (suspensa de direitos e obrigações no Mercosul)
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador (em processo de se tornar estado pleno do Mercosul)
  • Guiana
  • Peru
  • Suriname

Essa lista inclui tanto países do Mercosul quanto nações associadas, ampliando as possibilidades de uso do novo RG como documento de identificação válido na América do Sul.

Veja mais: CNH suspensa? Agora você pode RECUPERAR seu documento em poucos passos!

Tem como emitir o novo RG de graça?

Sim, a primeira emissão do novo RG é gratuita para todos os cidadãos brasileiros. Para solicitá-lo, o interessado deve comparecer ao órgão emissor em seu estado, levando documentos básicos para comprovação de identidade.

No entanto, caso haja necessidade de uma segunda via, esta será cobrada. A CIN também está vinculada ao sistema Gov.br, garantindo que o processo de solicitação seja mais seguro e integrado aos demais serviços digitais do governo. Então, confira a lista de documentos necessários para emitir o novo RG:

  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • CPF atualizado e regularizado;
  • Aliás, para menores de 16 anos, é necessário a presença de um representante legal.

O governo vai obrigar o novo RG?

O novo RG ainda não é obrigatório em todo o Brasil, mas será a única forma de identificação aceita até 2032. Até lá, os brasileiros podem continuar usando o modelo antigo, mas é recomendado que façam a atualização para o novo documento, que oferece mais segurança e praticidade, reunindo várias informações em um só lugar.

Fique de olho: Meu bebê vai nascer, preciso ir ao CRAS colocá-lo no cadastro? Quais documentos levo?