Chegou sua chance! Estude na gringa com TUDO PAGO: Reino Unido dá bolsas de estudo para alunos brasileiros

O Reino Unido é mais um dos países que estão oferecendo bolsas de estudo para brasileiros que quiserem sair da zona de conforto para viver um sonho.

Estudar no exterior é o sonho de muitos brasileiros, especialmente em destinos renomados pela excelência acadêmica, como o Reino Unido.

Além de oferecer oportunidades educacionais em instituições de prestígio, o país também conta com programas de bolsas de estudo voltados para alunos internacionais.

Essas bolsas são criadas para proporcionar aos estudantes a chance de se desenvolverem profissionalmente e academicamente, sem que precisem arcar com os altos custos envolvidos em um intercâmbio.

Nesse sentido, para quem deseja dar esse passo e conquistar uma carreira de sucesso, estudar no Reino Unido pode ser o caminho ideal.

Já pensou em morar fora para estudar? Confira as bolsas de estudo do Reino Unido!
Já pensou em morar fora para estudar? Confira as bolsas de estudo do Reino Unido! / Fonte: Canva

Como funcionam as bolsas de estudo do Reino Unido?

A princípio, o programa Chevening, uma das bolsas de estudo mais reconhecidas oferecidas pelo governo britânico, possibilita que estudantes de mais de 160 países, incluindo o Brasil, façam um mestrado de um ano nas melhores universidades do Reino Unido.

Em suma, o objetivo principal do programa é garantir que os alunos selecionados possam focar inteiramente em seus estudos, oferecendo suporte financeiro e outras vantagens essenciais para uma experiência acadêmica de sucesso.

O programa Chevening cobre uma série de despesas que tornam o processo de estudar no Reino Unido mais acessível e menos oneroso para os estudantes. Então, os principais benefícios oferecidos pelo programa incluem:

  • Cobertura integral das taxas acadêmicas em universidades britânicas.
  • Passagens aéreas de ida e volta para o Reino Unido, custeadas pelo programa.
  • Auxílio financeiro mensal para cobrir as despesas de vida durante o período de estudo.

Além desses benefícios, o programa oferece a oportunidade de fazer parte de uma rede global de ex-bolsistas, composta por profissionais de diversas áreas e nacionalidades.

O programa também organiza eventos exclusivos, como conferências e encontros com especialistas da área de estudo, proporcionando uma experiência acadêmica ainda mais enriquecedora.

Saiba mais: Concurso do MPU: novo cargo terá salário de R$ 8,5 MIL com benefícios; edital ainda em outubro:

Quero participar, como faço?

Ademais, participar do programa Chevening (https://www.chevening.org/resource-hub/guidance/application-criteria/) exige que os candidatos atendam a alguns critérios de elegibilidade e realizem a inscrição de maneira cuidadosa e estratégica.

O processo seletivo é competitivo, mas quem cumpre os requisitos tem boas chances de ser selecionado. A seguir, veja os principais requisitos para se candidatar à bolsa:

  • Ser cidadão de um dos países elegíveis, incluindo o Brasil.
  • Comprometer-se a retornar ao Brasil por pelo menos dois anos após a conclusão do programa.
  • Ter concluído a graduação, requisito mínimo para ingressar em um mestrado no Reino Unido.
  • Possuir ao menos dois anos de experiência profissional, que correspondem a cerca de 2.800 horas de trabalho.
  • Inscrever-se em três cursos universitários qualificados no Reino Unido e receber uma oferta incondicional de ao menos uma das universidades escolhidas.

A inscrição para o programa deve ser realizada no site oficial do Chevening. O prazo final para se inscrever é 5 de novembro.

Durante o processo, é fundamental que o candidato apresente uma proposta bem estruturada, mostrando como a experiência acadêmica no Reino Unido contribuirá para alcançar seus objetivos profissionais.

O processo de seleção leva em consideração o perfil acadêmico, as habilidades de liderança e a clareza nas metas de carreira dos candidatos.

Não perca: Concurso dos Correios: órgão CRAVA data da prova, número de vagas e salários; confira