Bolso leve! Beneficiários do Bolsa Família podem ZERAR conta de luz com esta dica
Se você recebe o Bolsa Família e deseja adquirir um bom desconto na conta de luz, chegou a hora de saber as regras
Para muitas famílias brasileiras, o custo da conta de luz representa uma boa parte dos ganhos mensais, principalmente entre beneficiários do Bolsa Família. Em um momento em que cada economia faz diferença, estratégias para reduzir ou até zerar o valor da fatura de energia tornam-se valiosas.
Com isso, a possibilidade de aliviar o orçamento doméstico sem comprometer o consumo básico desperta o interesse de milhares de pessoas. Nesse sentido, o acesso a benefícios e programas voltados para a redução da conta de luz são uma grande oportunidade.
Vários beneficiários ainda não sabem, mas têm opções disponíveis para reduzir custos com a tarifa de energia elétrica e economizar bastante todos os meses. Se você faz parte desse grupo, veja a seguir como aproveitar!
Desconto automático na conta de luz chegando
O desconto automático na conta de luz é uma excelente oportunidade para famílias que recebem o Bolsa Família, por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício auxilia famílias que atendem a critérios específicos, principalmente relacionados à renda mensal e à participação em programas sociais.
O objetivo é ajudar as famílias de baixa renda a reduzir os custos com a energia elétrica, permitindo que elas tenham uma melhor qualidade de vida.
Para ter direito ao desconto, as famílias precisam se enquadrar em algumas condições. Entre elas, está a inscrição no CadÚnico, que identifica as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Se você quiser se qualificar, a renda per capita ainda deve ser de até meio salário mínimo. Dessa forma, o governo consegue direcionar os benefícios àqueles que realmente têm direito e necessitam.
Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada também têm direito ao benefício. Voltado para idosos e pessoas com deficiência, o auxílio de um salário mínimo por mês nem sempre é o suficiente para cobrir todas despesas. Assim, a Tarifa Social ajuda a aliviar o peso financeiro sobre essas pessoas.
Saiba mais: NIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 podem receber +R$350 do Bolsa Família até dezembro; veja SEGREDO
Beneficiários do Bolsa Família podem zerar custos
Além dos grupos acima, as famílias que têm membros que utilizam aparelhos elétricos para tratamento de saúde também podem solicitar o desconto, desde que a renda mensal não ultrapasse três salários mínimos.
Em muitos casos, esses aparelhos demandam um consumo elevado de energia, o que pode representar um gasto acima do orçamento familiar. Logo, o desconto permite que essas famílias mantenham a saúde de seus entes queridos sem comprometer tanto a renda.
Além das condições mencionadas, comunidades indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico têm condições ainda mais vantajosas. Isso porque elas podem obter 100% de desconto na conta de luz para consumos de até 50 kWh/mês, com descontos progressivos para consumos superiores.
Para esses grupos, os benefícios da Tarifa Social são uma maneira de garantir acesso à energia elétrica, contribuindo para o fortalecimento de suas comunidades e um desenvolvimento mais justo.
Em suma, os descontos da Tarifa Social são aplicados de forma progressiva, conforme o consumo mensal de energia. Para os beneficiários, isso é ótimo, já que as reduções variam de acordo com o uso. Isto é, quanto menor o consumo, maior é o desconto.
Veja também: Bolsa Família com saldo menor em novembro? NIS 0 a 9 deve ter atenção