Dinheiro na conta e cartão bloqueado: como sacar BPC quando isso acontece?
Se o seu cartão do BPC está bloqueado, ainda existe uma maneira de sacar o dinheiro preso na conta
Para muitos beneficiários do BPC, ter o dinheiro disponível na conta mas enfrentar o bloqueio do cartão é uma situação frustrante. Destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade, o Benefício de Prestação Continuada é fundamental para o sustento mensal.
Nesses casos, o ideal é aproveitar alternativas seguras e rápidas para sacar o valor. Afinal, a ocorrência de bloqueios de cartão pode ser por vários motivos, como falhas de segurança, atualizações cadastrais ou problemas técnicos.
Enfim, quando isso acontece, beneficiários do BPC se veem em uma corrida contra o tempo para ter acesso ao dinheiro. Apesar disso, existem algumas soluções imediatas para não perder os valores em sua conta. Confira!
Melhor forma de sacar o BPC se cartão estiver bloqueado
Para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que enfrentam o bloqueio do cartão, saibam que é possível realizar o saque diretamente na boca do caixa de uma agência bancária.
O procedimento ajuda o cidadão que deseja acessar o valor a que tem direito, mesmo com o cartão indisponível. Para isso, é necessário seguir alguns passos e apresentar a documentação adequada.
Primeiramente, o beneficiário deve reunir os documentos que comprovem sua identidade e o direito ao benefício. Os principais documentos exigidos incluem um documento oficial com foto, como o RG ou a CNH.
É fundamental ter esses documentos em mãos, pois eles serão solicitados no momento do saque, além de facilitar a resolução do problema do cartão bloqueado.
Chegando ao banco, o beneficiário deve dirigir-se à boca do caixa e informar sobre a situação do cartão bloqueado. Fazendo isso, o caixa poderá verificar a situação da conta e orientar sobre o que é necessário para efetuar o saque.
Veja também: Teve o BPC bloqueado? Mutirão do INSS vai ajudar beneficiários a recuperar auxílio de R$ 1.412
Processo de desbloqueio do cartão é fundamental
Enquanto realiza o saque, o beneficiário deve solicitar também o desbloqueio do cartão. Para isso, ele deve informar ao atendente que deseja regularizar a situação do cartão para futuros saques.
O banco pode exigir que o usuário forneça informações adicionais para dar seguimento ao desbloqueio. Com esse passo a passo em mente, você pode evitar futuros problemas para receber seu benefício, o que causa uma enorme dor de cabeça.
Por fim, após conseguir sacar o valor do BPC e solicitar o desbloqueio do cartão, o beneficiário deve acompanhar o processo de desbloqueio. Ele pode fazer isso ligando para a central de atendimento do banco ou retornando à agência, se necessário.
Do mesmo modo, é crucial que o cidadão fique atento a qualquer notificação sobre a regularização do cartão para que possa utilizá-lo nas próximas transações sem dificuldades.
Em caso de mais dúvidas sobre o funcionamento do BPC ou saque, ligue para o número 135 do INSS e informe suas dificuldades. O aplicativo do Meu INSS também fornece informações adicionais a respeito do benefício e maneiras de sacar.
Saiba mais: Primeira vez? Se você nunca passou por uma perícia do INSS, estas dicas podem APROVAR seu benefício