INSS está liberando benefícios EXCLUSIVOS para homens em novembro? Entenda o CASO!
Cidadãos brasileiros comemoram chegada de benefícios do INSS no mês de novembro; período dedicado aos homens
Novembro está recheado de boas notícias para os segurados do INSS! Isso porque uma nova iniciativa do Instituto pode liberar benefícios exclusivos para o público masculino. A novidade despertou o interesse de trabalhadores e segurados em busca de informações detalhadas.
O INSS, que já desempenha um papel importantíssimo no apoio a milhões de brasileiros, pode estar ajustando suas políticas para atender de forma mais ampla os cidadãos. Entre as possibilidades, estão benefícios voltados para aposentadoria, auxílio-doença ou pensões.
Sendo assim, os brasileiros já acompanham de perto para saber quem tem esse direito. A expectativa é que as novas medidas contribuam para fortalecer a proteção social, ampliando o alcance do INSS a mais beneficiários.
INSS move ação para liberar benefícios aos homens
No mês de novembro, o INSS se une à campanha Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e conhecer seus direitos previdenciários. Entre as doenças que afetam o público masculino, o câncer de próstata se destaca.
Nesse contexto, o Instituto reforça o suporte que oferece aos segurados em momentos de vulnerabilidade, como benefícios que podem solicitar durante o tratamento.
O Benefício por Incapacidade Temporária, conhecido anteriormente como auxílio-doença, é um dos direitos mais importantes para quem precisa se afastar do trabalho durante o tratamento.
Dessa forma, segurados incapacitados temporariamente podem solicitar o benefício, mesmo que não tenham completado 12 contribuições. Basta que o cidadão seja um segurado no momento do diagnóstico. Ainda é necessário que o segurado comprove a incapacidade através de perícia médica.
Outro benefício relevante é o Benefício por Incapacidade Permanente, que substitui a aposentadoria por invalidez. Têm direito a ele os segurados que comprovem incapacidade definitiva para o trabalho, também por perícia. Caso o paciente precise de assistência extra, pode pedir um acréscimo de 25%.
Veja também: INSS pode SUSPENDER a aposentadoria em quatro situações: cuidado!
Principal auxílio aos brasileiros incapacitados para o trabalho
Além do auxílio-doença e Benefício por Incapacidade Permanente, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) também está disponível para homens que não podem trabalhar devido a doenças ou deficiência de longo prazo.
Para entrar com o pedido do BPC, a renda per capita da família deve ser de até um quarto do salário-mínimo. O melhor de tudo é que o benefício não exige contribuição prévia à Previdência. Além disso, podem solicitá-lo pacientes com deficiência e idosos acima de 65 anos que não têm outra fonte de renda.
Visando o melhor atendimento a essas pessoas, o INSS disponibiliza alguns canais oficiais para contato. Entre as opções, há o aplicativo ou portal Meu INSS, além do telefone 135.
No Novembro Azul, o INSS lembra que cuidar da saúde é o primeiro passo para evitar problemas futuros. Portanto, homens acima de 50 anos, ou 45 com histórico familiar, devem realizar exames anuais para detectar de forma precoce o câncer de próstata.
Em suma, aliar cuidados preventivos com o conhecimento sobre direitos previdenciários é fundamental para manter a saúde e a segurança financeira em dia, principalmente em momentos delicados.
Saiba mais: Se INSS indeferir benefício após dia de receber 13º, a empresa ainda paga abono?