Lista COMPLETA de aparelhos que não vão mais aceitar o WhatsApp em novembro; confira

A partir de novembro, alguns aparelhos de celular deixam de aceitar o WhatsApp devido a uma incompatibilidade de sistema.

Em novembro de 2024, o WhatsApp passará por uma atualização que desativará o aplicativo em dispositivos iPhone e Android mais antigos, uma mudança que promete impactar muitos usuários.

A Meta, responsável pelo WhatsApp, justifica essa decisão com a necessidade de reforçar a segurança e incorporar funcionalidades que exigem versões mais recentes dos sistemas operacionais.

Esse ajuste deve, sobretudo, garantir uma experiência mais moderna e segura para os usuários, mas também implica que muitos aparelhos populares perderão compatibilidade.

Dessa forma, para quem ainda depende desses dispositivos para comunicação pessoal e profissional, a atualização traz um desafio e exige planejamento para continuar conectado.

Se você tem um aparelho antigo, fique de olho: o WhatsApp pode não funcionar mais nele.
Se você tem um aparelho antigo, fique de olho: o WhatsApp pode não funcionar mais nele. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Por que o WhatsApp deixa de funcionar em alguns aparelhos?

Em suma, a decisão de descontinuar o suporte para versões antigas do sistema operacional tem como objetivo melhorar a segurança dos usuários e permitir a integração de novos recursos ao aplicativo. Ou seja, com o avanço da tecnologia, o WhatsApp constantemente introduz funcionalidades que, para funcionarem corretamente, precisam de sistemas operacionais mais modernos.

Além disso, versões mais antigas dos sistemas operacionais apresentam vulnerabilidades que podem comprometer a segurança dos dados, tanto no próprio aparelho quanto nas comunicações realizadas pelo aplicativo.

Outro fator relevante é a questão do desempenho. Sistemas operacionais e dispositivos mais antigos têm limitações de processamento e armazenamento, o que compromete a capacidade de suportar o WhatsApp em sua versão mais atual.

Dessa forma, sem essas atualizações, a execução de novos recursos e o desempenho geral do aplicativo podem ser prejudicados, causando travamentos e comprometendo a experiência do usuário. Essa estratégia da Meta permite otimizar o funcionamento do aplicativo, garantindo que ele rode de forma fluida em dispositivos compatíveis.

Saiba mais: Meta prepara novidade no WhatsApp que já existe no Instagram: confira a mudança!

Em quais aparelhos isso vai acontecer?

Ademais, a atualização de compatibilidade do WhatsApp para novembro de 2024 exige versões mínimas específicas para os sistemas iOS e Android. No caso dos iPhones, apenas dispositivos com o sistema iOS 12.0 ou superior poderão rodar o aplicativo.

Nos dispositivos Android, a exigência é que eles possuam, no mínimo, a versão 5.0 Lollipop. Então, veja os modelos específicos que perderão o suporte ao aplicativo e algumas dicas para lidar com essa mudança:

  • iPhone 5
  • iPhone 5c
  • iPhone 6S
  • iPhone SE (1ª geração)
  • iPhone 6S Plus

Para esses dispositivos, a recomendação é que os usuários considerem a atualização para um modelo de iPhone mais recente ou avaliem a instalação de versões alternativas de mensageiros compatíveis. Entre os dispositivos Android que também perderão suporte estão:

  • Samsung Galaxy S3
  • Samsung Galaxy Note II
  • LG Optimus G
  • LG Nexus 4
  • Sony Xperia Z
  • Motorola Moto G (1ª geração)

Aos usuários desses modelos, recomenda-se a atualização para dispositivos com versões mais modernas do sistema Android. Outra alternativa é verificar se o aparelho suporta atualizações de firmware que possam viabilizar o uso de aplicativos semelhantes ao WhatsApp.

Em casos onde a atualização do aparelho não é uma opção, considerar a troca por um modelo mais recente garante a continuidade da experiência de uso do aplicativo.

Para quem depende do WhatsApp no dia a dia, a antecipação desse ajuste evita surpresas e mantém a segurança das comunicações. Avaliar as opções disponíveis, desde a aquisição de um novo aparelho até o uso de alternativas compatíveis, ajuda a garantir que a conectividade não seja interrompida.

Não perca: Novidade do WhatsApp vai facilitar troca de contatos: veja o que muda!