Acesso ao Caixa Tem pode EXPIRAR? Conheça mais um golpe envolvendo benefícios!

Recentemente, usuários do Caixa Tem receberam mensagens em seu WhatsApp avisando que seu acesso estava prestes a expirar.

Recentemente, beneficiários alertaram para um novo golpe envolvendo o aplicativo Caixa Tem, app que ajuda milhões de brasileiros a acessarem benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Esse golpe tem se tornado cada vez mais comum, com criminosos aproveitando a vulnerabilidade dos usuários para roubar informações pessoais e acessar os valores disponíveis no app.

É importante que todos estejam cientes desse golpe e saibam como se proteger, principalmente aqueles que já sofreram algum tipo de roubo nas contas do app.

Quem tem conta no Caixa Tem precisa ficar de olho no novo golpe envolvendo acesso ao app.
Quem tem conta no Caixa Tem precisa ficar de olho no novo golpe envolvendo acesso ao app. / Fonte: Reprodução

Como o novo golpe do Caixa Tem funciona?

Primeiramente, o golpe começa com uma mensagem recebida via WhatsApp por beneficiários do Bolsa Família. Os criminosos, se passando pela Caixa, informam que o acesso ao aplicativo Caixa Tem vai expirar em um dia.

Essa informação falsa serve para gerar um senso de urgência, fazendo com que a vítima acredite que precisa tomar uma ação imediata para não perder o acesso ao benefício.

Na sequência, a mensagem sugere que o usuário atualize o cadastro no app. Ela ainda destaca os benefícios que o aplicativo oferece para convencê-lo da necessidade dessa atualização. Para isso, os criminosos enviam um link.

Quando a vítima clica no link, ela vai parar em uma página falsa que solicita seus dados pessoais, incluindo a senha de acesso ao aplicativo.

Ao inserir essas informações, os criminosos ganham acesso total ao app Caixa Tem. Com isso, eles podem sacar ou transferir o dinheiro dos benefícios de forma fraudulenta, deixando a vítima sem recursos.

Saiba mais: Excluiu o Caixa Tem e fez uma conta NOVA? Faça ISTO para receber sua parcela em setembro

Como se proteger desse golpe?

Antes de mais nada, é importante tomar alguns cuidados com seu aplicativo:

  • A Caixa não envia mensagens via WhatsApp: Qualquer mensagem que pareça vir da Caixa por esse meio deve ser vista com desconfiança, já que a instituição não utiliza esse canal para se comunicar com seus usuários.
  • A Caixa não pede senha ou solicita dados por link: Em seguida, saiba que a instituição nunca vai solicitar que os usuários do Caixa Tem forneçam a senha do app ou preencham formulários através de links recebidos por mensagem.
  • Verifique o selo de autenticidade: Ademais, o número oficial da Caixa no WhatsApp tem um selo de verificação, confirmando que o contato é autêntico. Sempre confirme esse selo antes de interagir.
  • O acesso ao Caixa Tem não expira dessa forma: O aplicativo não bloqueia o acesso de seus usuários de forma abrupta ou com prazo tão curto, como afirmam os golpistas.
  • Preste atenção aos erros de digitação: Por fim, mensagens fraudulentas muitas vezes contêm erros de português ou formatação incomum. Esse é um dos sinais de alerta para identificar golpes.

Veja outros: Se EXCLUIR meu Caixa Tem, posso receber Bolsa Família pela conta poupança do banco?