Auxilio Funeral: famílias brasileiras que estão de LUTO podem receber ajuda do governo; saiba como

Brasileiros que estão de luto podem pedir ajuda do governo e contar com Auxílio Funeral; veja os critérios

Perder um ente querido é sempre um momento delicado, e para muitas famílias de baixa renda, organizar os procedimentos necessários pode ser ainda mais desafiador.

Para oferecer apoio a essas famílias, uma prefeitura implantou mudanças no Auxílio Funeral, tornando o processo mais acessível e menos burocrático. Desde o dia 13 de novembro desse ano, o benefício está sob a responsabilidade do Grupo Zelo, empresa escolhida por licitação pública.

A nova forma de atendimento tem como objetivo simplificar a vida dos moradores que necessitam do benefício. Antes, os familiares precisavam buscar ajuda diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social, o que muitas vezes implicava deslocamentos extras em um momento já tão complicado.

Auxilio Funeral: famílias brasileiras que estão de LUTO podem receber ajuda do governo; saiba como
Famílias brasileiras que perderam ente querido podem solicitar ajuda da Prefeitura através de Auxílio Funeral! Foto: Reprodução / Pixabay

Como acessar o Auxílio Funeral pela Prefeitura?

Atualmente, com a mudança no benefício, é possível realizar todo o processo na sede do Grupo Zelo, oferecendo mais conforto e agilidade. Este avanço mostra que a cidade tem um compromisso com a população, visando melhorar a prestação de serviços essenciais até em situações difíceis.

Em primeiro lugar, é importante salientar que o Auxílio Funeral só beneficia famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, de baixa renda.

Para ser atendido, o responsável pelo falecido deve comparecer à sede do Grupo Zelo, levando documentos que comprovem a necessidade do benefício. A análise acontece diretamente pela equipe da empresa, que verifica os critérios e inicia o atendimento.

O Grupo Zelo é responsável por fornecer itens como urnas funerárias, realizar o transporte do corpo e organizar o funeral. Tudo é planejado para que as famílias possam enfrentar o momento com dignidade e respeito.

Para facilitar o contato, a empresa disponibiliza o telefone (31) 9662-9081, onde os familiares podem buscar informações ou esclarecer dúvidas antes de se dirigirem ao local. O atendimento centralizado garante que o processo seja mais ágil e menos desgastante para quem já enfrenta uma situação difícil.

Saiba mais: Brasileiros da região podem sacar auxílio de R$ 2 MIL utilizando CPF; consulte agora

Uma mudança que traz agilidade e eficiência

Antes da nova organização, era necessário comparecer a diferentes setores da Prefeitura para solicitar o benefício. Agora, com o processo centralizado no Grupo Zelo, as famílias podem resolver tudo em um único lugar.

Em geral, a mudança elimina etapas burocráticas e reduz o desgaste emocional em um momento tão sensível. Assim, a Prefeitura de Santa Luzia (MG) reforça que todas as alterações ocorreram em conformidade com as legislações vigentes, como a Lei nº 14.133/2021.

Portanto, o objetivo é sempre oferecer serviços de qualidade, respeitando os princípios da transparência e da eficiência pública. Logo, a reformulação do Auxílio Funeral demonstra a preocupação do município em atender as necessidades da população mais vulnerável.

Ao modernizar o acesso ao benefício, Santa Luzia mostra que é possível melhorar os serviços públicos, oferecendo acolhimento e respeito às famílias que precisam de apoio em momentos delicados.

Da mesma forma, a iniciativa é mais do que uma medida administrativa: é um gesto de empatia e compromisso com o bem-estar dos moradores. A cidade avança ao colocar o cidadão no centro das ações, garantindo que a assistência chegue de forma eficiente e humanizada.

Veja também: Quer receber o BPC? Confira todos os critérios necessários para contar com o auxílio HOJE (16/11)