GRAVÍSSIMO! Nubank decide tomar medida drástica e PUNIR clientes que sacaram dinheiro sem saldo; entenda
Clientes do Nubank que sacaram dinheiro sem saldo em caixas eletrônicos estão correndo sérios riscos
O Nubank tomou uma decisão inesperada, que promete mudar sua relação com clientes que utilizaram uma brecha para sacar dinheiro sem saldo. A medida surgiu após relatos de transações fora do limite, gerando um uso indevido do sistema.
A fintech, conhecida por sua flexibilidade, agora enfrenta um cenário que exige uma postura firme para proteger suas operações. O caso ganhou repercussão nas redes sociais, mas acendeu um alerta sobre ações que partiram dos próprios usuários.
Para evitar maiores prejuízos e manter a confiança de seus milhões de clientes, o banco anunciou punições para dar um fim nesse caso. Portanto, se você é um dos que praticou esse ato, tome bastante cuidado!
Nubank trabalha para acabar de vez com esse problema
Na última sexta-feira (08/11), uma falha no sistema do Nubank permitiu que clientes realizassem saques em caixas do Banco24Horas mesmo sem saldo disponível. O ocorrido logo chamou atenção nas redes sociais, onde muitos relataram a situação com surpresa e até comemoração.
Apesar da festa e chuva de dinheiro, advogados alertaram que a prática pode gerar consequências legais graves, incluindo a possibilidade de processos criminais com base no artigo 155 do Código Penal brasileiro.
O Nubank afirmou que a falha foi causada por uma “oscilação temporária” no sistema, comprometendo o controle de saldos para autorizar os saques. Assim, o erro permitiu que transações ocorressem sem que houvesse saldo suficiente, o que resultou em saques irregulares.
Desse modo, a instituição já trabalha para investigar o ocorrido e adotar medidas para evitar que a situação se repita. Enquanto isso, o Banco24Horas esclareceu que sua função é apenas fornecer a infraestrutura para os saques, sendo a responsabilidade de autorização exclusiva do banco parceiro.
A parceria entre o Banco24Horas e o Nubank, que permite saques sem taxas em milhares de pontos, facilitou o uso da funcionalidade durante a falha, ampliando a repercussão do incidente. Além do mais, alguns usuários relataram que conseguiram sacar valores absurdos, acima de R$ 4 mil.
Saiba mais: Alerta geral para todos os CPFs que desejam empréstimo no Nubank
Clientes que sacaram dinheiro sem saldo correm perigo
Embora muitos usuários tenham tratado o episódio como algo casual ou inofensivo, especialistas alertaram para as possíveis penalidades legais. Afinal, sacar dinheiro sem saldo, mesmo em caso de falhas do sistema, se enquadra como crime de furto.
A prática consiste na apropriação de valores que não pertencem ao cliente, configurando um desvio de ética e na própria lei do país, o que pode gerar penas duríssimas. De acordo com o Código Penal, o crime de furto prevê prisão de um a quatro anos, além de multa.
Mesmo que um erro técnico do banco tenha causado o incidente, a legislação considera a ação do cliente que, ao perceber a falha, se beneficiou de algo que não lhe é devido.
Portanto, os especialistas recomendam que aqueles que realizaram os saques devolvam os valores ao Nubank para evitar problemas com a Justiça.
Caso você tenha gastado parte do dinheiro e não tenha como devolver, é possível tentar uma negociação com o Ministério Público e formalizar um acordo. Ainda assim, essa formalização depende do reconhecimento de culpa e da disposição para reparar o dano.
Veja também: Operadora do Nubank já enfrenta problemas com a Anatel: é o FIM da NuCel?