Se você está com o nome SUJO, os bancos têm um comunicado para te dar; válido até 30/11

Brasileiros com o nome sujo precisam se atentar a novo comunicado de bancos em novembro

Pessoas com o nome negativado podem ter uma nova chance de reorganizar suas finanças. Isso porque um comunicado importante dos bancos trouxe uma oportunidade para quem busca regularizar sua situação.

A iniciativa, válida até 30 de novembro, visa facilitar a vida de milhares de brasileiros que enfrentam dificuldades com o crédito. Ademais, o prazo permite que aqueles em dívida negociem condições mais vantajosas.

Estar com o nome “sujo” limita o acesso a empréstimos, financiamentos e até algumas opções de pagamento. Os bancos, atentos a essa situação, oferecem agora condições exclusivas para ajudar os consumidores a limpar o nome e retomar o controle de sua vida financeira.

Se você está com o nome SUJO, os bancos têm um comunicado para te dar; válido até 30/11
Bancos emitem comunicado importante para brasileiros com nome sujo! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Bancos realizam mutirão para brasileiros com nome sujo

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começou nesta sexta-feira, 1º de novembro, e vai até o dia 30 do mesmo mês.

Promovida pela Febraban, Banco Central e outros órgãos, a iniciativa tem como objetivo facilitar a negociação de dívidas bancárias. Ela oferece aos consumidores uma chance de equilibrar suas finanças e limpar o nome.

Durante o mutirão, os bancos participantes disponibilizarão condições especiais para os devedores, dependendo de sua política de crédito. As possibilidades incluem parcelamento das dívidas, descontos significativos no valor devido e taxas de juros reduzidas para quem deseja refinanciar.

Então, esse é um momento oportuno para aqueles que têm dívidas de cartão de crédito, cheque especial, ou crédito consignado e estão enfrentando dificuldades financeiras.

Para participar do mutirão, o primeiro passo é que o consumidor identifique suas dívidas e as instituições financeiras com as quais está em atraso. A Febraban recomenda o uso do Registrato, uma ferramenta oferecida pelo Banco Central.

Saiba mais: Banco vai NEGAR Pix acima de R$ 200 para cliente que não fizer ISTO: novas regras!

Febraban recomenda plataforma para consultar dívidas

Por meio do Registrato, o consumidor consegue acessar informações detalhadas sobre suas contas e relacionamentos com bancos, além de gerar um relatório que inclui saldo devedor e o status das dívidas.

Após entender a situação financeira e verificar se está com o nome sujo, o próximo passo é a renegociação das dívidas. Para isso, o consumidor deve se cadastrar no site Consumidor.gov, sendo necessário ter conta prata ou ouro.

O processo é simples: o usuário deve digitar o nome da empresa credora, registrar uma reclamação, selecionar a área “Serviços financeiros” e indicar o problema relacionado à renegociação. Assim, o cadastro facilita o contato com a instituição e a formalização do pedido de negociação.

Vale lembrar que nem todos os débitos podem ser renegociados no mutirão. Afinal, o programa é voltado para clientes pessoas físicas com dívidas em atraso, mas não inclui aquelas que possuem bens dados em garantia, como veículos e imóveis.

Além disso, dívidas já prescritas ou contratos em dia também ficam de fora. Então, para aqueles que estão superendividados e não conseguem quitar suas obrigações, o ideal é buscar ajuda no Procon mais próximo, onde podem receber orientações adequadas.

Veja também: PIX: a partir de agora, TODOS os bancos serão obrigados a fornecer ESTA função aos seus clientes