ATENÇÃO, segurado! Novo golpe em benefícios do INSS pode tirar TUDO de você; entenda

INSS revela novo golpe que pode afetar a vida de milhões de segurados; saiba como se prevenir

Um novo golpe voltado aos segurados do INSS gerou um novo alerta em todo o país, colocando em risco a renda de milhares de beneficiários. Utilizando métodos cada vez mais sofisticados, criminosos buscam roubar informações pessoais e valores de aposentadorias e auxílios.

A ação dos golpistas se aproveita de brechas na comunicação e do desconhecimento de muitos segurados sobre os procedimentos corretos. Em meio a ligações, mensagens e e-mails falsos, os fraudadores enganam vítimas ao se passarem por representantes oficiais do INSS.

Portanto, proteger o seu benefício é mais do que necessário, assim como ficar ciente das práticas criminosos. Entenda a estratégia dos golpistas e evita sofrer danos financeiros.

ATENÇÃO, segurado! Novo golpe em benefícios do INSS pode tirar TUDO de você; entenda
INSS alerta segurados sobre novo golpe envolvendo benefícios! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

INSS alerta segurados sobre novo golpe envolvendo benefício

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de golpe que está atingindo aposentados e pensionistas do órgão.

Nele, os golpistas utilizam uma tática enganosa, inventando uma falsa informação de que o beneficiário entrou em uma lista de benefícios negados do INSS. A estratégia leva muitos segurados a acreditarem que estão enfrentando problemas com seus benefícios, criando insegurança.

O golpe foi descoberto quando um segurado do Rio de Janeiro recebeu uma notificação de um oficial de Justiça, informando sobre uma ação judicial em seu nome. Tal notificação alegava que o processo visava reverter um suposto “indeferimento” do pedido de concessão de benefício.

Para dar mais credibilidade ao golpe, os criminosos apresentavam uma lista falsa que relacionava solicitações que teriam sido negadas.

O INSS esclareceu que recebeu uma notificação judicial solicitando manifestação sobre o processo relacionado à suposta lista. Contudo, o órgão desconhece completamente a existência dessa relação de benefícios indeferidos.

Veja também: INSS: quanto tempo leva atualização de representante legal para CPFs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0?

Melhores práticas para não cair em nenhuma armadilha

A situação é um claro indicativo de fraude, já que o INSS não reconhece qualquer lista que afirme incluir benefícios negados. Por isso, os segurados precisam estar cientes de que, em situações como essa, a melhor atitude é buscar informações diretamente com o Instituto.

Para evitar cair em golpes como esse, os segurados do INSS devem ter cuidado redobrado ao proteger seus dados pessoais. Isso porque o INSS não compartilha informações sigilosas com terceiros, e qualquer comunicação que afirme o contrário merece desconfiança.

Além disso, é fundamental que os beneficiários verifiquem sempre as informações diretamente com o órgão, seja através do site oficial ou do aplicativo Meu INSS, evitando cair na “rede” dos golpistas.

Caso alguém se torne vítima desse golpe, o primeiro passo é registrar a ocorrência. O segurado pode fazer o registro pelo canal Fala.Br ou pelo telefone 135, que são serviços gratuitos e acessíveis. Também é recomendável acionar a polícia para relatar a fraude.

Dessa forma, é possível colaborar para que as autoridades tomem as devidas providências e evitem que mais pessoas caiam em golpes como esse. Já a conscientização é a melhor forma de proteger seus direitos e usufruir dos benefícios previdenciários com segurança.

Saiba mais: Auxílio-maternidade: INSS cobra para dar entrada no benefício? Aviso para CPFs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0