INSS recusando solicitação de benefício via Atestmed? Saiba o que fazer nesses casos!

Veja se INSS está recusando benefício de segurados que solicitam auxílio pelo Atestmed e veja qual atitude tomar nessa situação

Se você solicitou um benefício pelo Atestmed, ferramenta que permite o envio de atestados digitais, e o INSS recusou, precisa ficar atento.

Vejamos quais são os motivos que podem levar o INSS a recusar tais solicitações e o que você pode fazer para reverter essa situação.

Enfim, entenda as orientações para recorrer de uma recusa do INSS e veja como agir para ter seu benefício aprovado rapidamente.

INSS recusando solicitação de benefício via Atestmed? Saiba o que fazer nesses casos!
Segurados relatam recusa do INSS em benefícios via Atestmed! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Como funciona o Atestmed do INSS, afinal?

O Atestmed do INSS é um sistema que tem como objetivo facilitar a solicitação de atestados médicos por parte dos segurados.

Essa ferramenta digital permite que médicos realizem a emissão de atestados de forma mais ágil e segura, garantindo que os dados dos beneficiários sejam registrados de maneira precisa.

Com essa modernização, o INSS busca melhorar o atendimento e simplificar processos que, anteriormente, eram mais burocráticos.

Uma das principais vantagens do Atestmed é a redução do tempo necessário para a obtenção de atestados médicos. Os segurados podem, assim, acessar seus benefícios de forma mais rápida, evitando a espera prolongada por documentos que são essenciais para a concessão de auxílio.

Além disso, a digitalização do processo diminui a necessidade de deslocamentos, tornando o atendimento mais acessível para pessoas com limitações de mobilidade.

Veja também: Representantes legais de segurados do INSS podem receber Bolsa Família? Descubra toda verdade!

Por que Instituto está recusando benefícios por esse método?

Outro ponto importante é que o Atestmed proporciona maior segurança e confiabilidade na documentação. Com a emissão digital dos atestados, os riscos de fraudes e falsificações são cada vez menores.

Tal proteção é vital tanto para os segurados, que têm seus direitos garantidos, quanto para o INSS, que pode manter a integridade do sistema previdenciário. O Atestmed também facilita o trabalho dos médicos, que podem emitir os atestados de forma mais prática e organizada.

Integrando informações diretamente ao sistema do INSS, os profissionais de saúde economizam tempo e reduzem a burocracia. Tal eficiência beneficia não apenas os médicos, mas também os pacientes, que podem contar com um atendimento mais eficaz.

No entanto, se você pediu o benefício por incapacidade temporária pelo Atestmed e o INSS alegou não conformidade de documentação, é preciso se preparar para uma marcação de perícia. Isso porque o Instituto vem tomando essa decisão em muitas solicitações.

Infelizmente, quando o perito não consegue analisar bem o caso, é necessário acessar o aplicativo para agendar uma perícia. Uma dica é atualizar todos documentos médicos antes do procedimento, como pegar atestados e relatórios atualizados comprovando incapacidade para o trabalho.

Saiba mais: O que é “pedido pendente” em benefício do INSS? Quais são os próximos passos?

Recado para quem deseja solicitar BPC

Sendo assim, as novas regras do INSS acendem um alerta em quem pretende solicitar o BPC a partir de agora. Até 2025, o Governo Federal e o INSS ainda vão realizar inúmeras verificações de fraudes, o que acende um alerta para quem está com a documentação desatualizada.

Em outras palavras, tanto os que desejam receber o auxílio social quanto aqueles que já recebem, precisam ter cuidado para não se surpreender negativamente com o Instituto.