Nova LEI proíbe que motoristas façam ISSO no trânsito: cuidado para não ser multado

Uma nova lei de trânsito está fazendo com que muitos motoristas cometam a infração sem saber que se trata de algo irregular. Vem saber do que se trata e tenha muito cuidado!
Uma nova lei de trânsito está pegando muitos motoristas de surpresa. Desta forma, grande parte está cometendo infrações sem nem saber do que se trata. Por isso, vamos explicar aqui qual é esta lei para que os condutores tomem todo o cuidado para não receber multa. Ademais, é importante destacar que, para além da multa, é importante que o motorista tenha cuidado consigo mesmo no trânsito e também com os pedestres.

Outro fator importante a ser destacado é que o processo para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é, muitas vezes, considerado caro por muitas pessoas. Este assunto vem à tona porque, além da multa, o motorista infrator costuma sofrer pontos na CNH, além de ter o seu veículo apreendido pela autoridade de trânsito – ou seja, são muitos os prejuízos.

Saiba qual é esta nova lei e não seja prejudicado no trânsito Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Saiba quais são as categorias de infrações aplicadas no Brasil

Antes de falarmos sobre a nova lei de trânsito, é necessário trazer todas as categorias de infrações que podem ser aplicadas em território brasileiro. De acordo com o que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as multas e também os pontos aplicados na CNH estão previstos em lei e geralmente variam conforme a gravidade da infração que foi cometida.

Desta forma, vale a lógica: quanto mais grave a infração, mais pontos são aplicados e maior é a multa. Atualmente, são quatro as categorias de infrações consideradas no CTB. São as seguintes, da menor para a maior: leves, médias, graves e gravíssimas. Aqui, vamos mostrar quantos pontos são aplicados na CNH, já que os valores das multas podem variar muito.

  • A infração de gravidade leve resulta em três pontos na carteira de habilitação;
  • A infração de média gravidade resulta em quatro pontos na carteira de habilitação;
  • A infração considerada grave resulta em cinco pontos na carteira de habilitação;
  • A infração considerada gravíssima resulta em sete pontos na carteira de habilitação.

Motoristas devem ficar atentos ao novo RADAR pirâmide: entenda como funciona

Confira do que se trata esta nova lei de trânsito e tenha cuidado!

Quanto à nova lei, a mudança ocorreu no ano passado, mais precisamente no mês de junho. Foi uma mudança bastante relevante e que foi publicada no Diário Oficial da União. Embora esteja em vigor há pouco mais de um ano, muitos motoristas não têm conhecimento desta alteração.

Trata-se da importância da aplicação correta do insulfilm, que é a película protetora que costuma ser aplicada nos vidros dos carros. O objetivo é garantir mais segurança e também ficar protegido dos raios solares. Ao aplicar o insulfilm, o motorista impede que as pessoas do lado de fora vejam a parte de dentro do carro. E é o uso incorreto deste produto que gera problemas para o dono do veículo.

De acordo com a nova legislação, os cidadãos devem deixar, no mínimo, 70% de transparência nos vidros. O intuito é que não seja prejudicada a visão do motorista. Caso contrário, a infração é considerada grave, o que resulta na aplicação de cinco pontos na carteira de habilitação, além de uma multa no valor de R$ 195,23.