Lula se manifesta e confirma novo PENTE-FINO em benefícios; vai virar tendência?

Descubra quais brasileiros devem se preparar para o novo pente-fino em benefícios sociais do governo e saiba se isso será comum

Nos últimos anos, a administração dos programas de benefícios sociais se tornou uma prioridade para o governo federal, especialmente diante da necessidade de ajustar as contas públicas e garantir que os recursos cheguem de fato a quem necessita.

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que uma operação de pente-fino nos programas sociais deverá evitar que pessoas que não têm direito aos benefícios continuem a recebê-los indevidamente.

A medida visa garantir a eficiência dos programas e proteger o orçamento público, evitando gastos desnecessários. As operações mostram a preocupação do governo em controlar rigorosamente quem tem acesso a auxílios como o Bolsa Família e benefícios previdenciários.

Lula se manifesta e confirma novo PENTE-FINO em benefícios; vai virar tendência?
Governo Lula planeja novo pente-fino para 2025 em benefícios sociais! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Revisão no Bolsa Família e outros benefícios sociais

A equipe econômica tem como foco realizar uma nova operação pente-fino nos programas sociais, com destaque para o Bolsa Família e benefícios do INSS. Em 2025, essa ação terá como objetivo economizar aproximadamente R$ 25,9 bilhões.

Uma das principais ações será a exclusão de pessoas que recebem esses benefícios de forma irregular, permitindo que os recursos sejam redistribuídos.

No início de 2023, uma operação semelhante no Bolsa Família resultou na suspensão de pagamentos para 1,8 milhão de famílias unipessoais. Agora, em 2025, o foco será novamente em beneficiários que vivem sozinhos, especialmente na faixa etária entre 18 e 49 anos.

O grupo representa cerca de 1,3 milhão de pessoas entre os quatro milhões de beneficiários que vivem sozinhos. Há uma estimativa de que entre 400 mil e 500 mil dessas pessoas estejam recebendo o benefício de forma indevida.

Portanto, o governo acredita que essas ações podem contribuir para a manutenção da sustentabilidade dos programas sociais, equilibrando o orçamento das contas públicas.

Saiba mais: Mudança nas regras? Cidadãos que recebem o BPC relatam cancelamento no Bolsa Família e se REVOLTAM

Governo prevê melhoras no orçamento de 2025

A operação pente-fino prevista para 2025 tem como um dos principais objetivos a economia de recursos públicos. Assim, o governo espera uma redução de R$ 2,3 bilhões no orçamento do Bolsa Família apenas com essa revisão.

Tal economia deve manter o programa dentro dos limites orçamentários, ao mesmo tempo em que garante a continuidade do auxílio para os mais vulneráveis.

Com a revisão, o orçamento do Bolsa Família deve retornar ao patamar de 2023, além de ajustar o número de beneficiários e eliminar pagamentos indevidos. No entanto, mesmo com essa economia, o programa continuará sendo uma das principais políticas sociais do governo.

A decisão de realizar operações pente-fino com mais frequência reforça a preocupação do governo em garantir que os programas sociais sejam sustentáveis a longo prazo.

Além disso, essas ações buscam aumentar a credibilidade dos programas e assegurar que os recursos públicos sejam utilizados de maneira justa e eficiente. Ao excluir beneficiários irregulares, o governo pretende fortalecer a confiança da população na administração dos programas de assistência social.

Veja também: Problema no sistema? SAÍ da averiguação cadastral, mas meu Bolsa Família ainda não foi desbloqueado; saiba motivo

Pente-fino deve virar tendência para os próximos anos?

O presidente Lula defendeu que o pente-fino nos programas sociais seja realizado “de tempos em tempos”, sugerindo que essa prática pode se tornar uma tendência.

A ideia é que revisões periódicas ajudem a manter o controle sobre os beneficiários e a garantir que os programas sejam sustentáveis financeiramente.

A decisão de focar em famílias unipessoais, por exemplo, reflete uma análise criteriosa do perfil dos beneficiários e de possíveis irregularidades que podem ocorrer ao longo do tempo.