Quem JÁ paga o Minha Casa Minha Vida pode dar entrada no Bolsa Família? Tem chance de conseguir imóvel DE GRAÇA?
O Minha Casa Minha Vida é um programa que oferece a oportunidade de adquirir imóveis a preços baixíssimos, o que pode ser ainda melhor para quem recebe Bolsa Família.
A combinação dos programas sociais Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família é uma das formas mais fáceis de se conseguir um imóvel com ajuda do governo.
Esses dois benefícios sociais possuem regras distintas, mas servem justamente para ajudar pessoas que estão à margem da sociedade a conseguirem uma vida digna.
Por essa razão, o governo implementou um recurso imperdível para quem participa de ambos os benefícios: a possibilidade de receber casas de graça!
Como funciona o Minha Casa Minha Vida para quem tem Bolsa Família?
A princípio, o Minha Casa Minha Vida, voltado para famílias de baixa renda, oferece uma grande vantagem para aqueles que já são beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Desde o começo de 2024, uma nova regra permite que essas famílias sejam isentas do pagamento das parcelas do financiamento habitacional. Ou seja, as famílias que recebem o Bolsa Família não precisam pagar nenhuma parcela do MCMV. A casa sai de graça!
Esse benefício se aplica tanto aos contratos novos quanto os que já foram estabelecidos, possibilitando que os beneficiários mantenham sua moradia sem comprometer a renda mensal.
As famílias que preenchem os critérios, como estar inscritas no Cadastro Único e possuir renda familiar de até R$ 2.640 por mês, têm a oportunidade de garantir uma casa própria sem o peso das prestações.
Para isso, elas devem apenas receber ou o Bolsa Família ou BPC, benefício direcionado às pessoas com deficiência e idosos acima dos 65 anos.
Eu já pagava o Minha Casa Minha Vida, posso receber o Bolsa Família agora?
Sim, é possível acumular o benefício do Bolsa Família com o Minha Casa Minha Vida, inclusive se você já estiver pagando pelas parcelas do financiamento habitacional.
A partir da implementação da nova regra em 2024, beneficiários que já estavam quitando suas prestações podem ter acesso à isenção das mesmas, caso sejam selecionados pelo Bolsa Família ou BPC.
Isso significa que, mesmo que o contrato de financiamento já tiver começado, você não precisa pagar as próximas parcelas do MCMV assim que for aprovado no Bolsa Família.
Apesar disso, não poderá receber de volta os valores que já pagou. Por exemplo, se você pagou 10 parcelas e ainda faltam 15, não vai precisar pagar as 15 restantes, mas também não recebe o que gastou com as 10 anteriores.
De qualquer forma, para garantir essa isenção, é importante que o beneficiário mantenha seus dados atualizados no Cadastro Único e continue a atender aos critérios de elegibilidade do Bolsa Família.
Como saber se eu tenho direito à isenção do MCMV?
Para saber se você tem direito à isenção das parcelas do Minha Casa Minha Vida, é importante seguir alguns passos.
O primeiro deles é verificar se você está inscrito no Cadastro Único e se os seus dados estão atualizados.
Além disso, sua renda familiar não pode ultrapassar R$ 2.640 por mês e você não deve ter outro financiamento imobiliário em seu nome.
Caso preencha esses requisitos, o próximo passo é aguardar a seleção e aprovação do governo, que normalmente prioriza famílias de menor renda e com maior vulnerabilidade.
A consulta pode ser feita diretamente no site do Cadastro Único ou através da prefeitura local. Boa sorte!
Veja outros: Bolsa Família: NIS 4 e 5 estão PULANDO de alegria com EXTRA exclusivo HOJE (23/08); garanta o seu!