Lançamento do Pix Automático será ADIADO: confira a NOVA data de liberação da ferramenta!

O Pix Automático é um novo recurso do Banco Central para facilitar as transações financeiras, semelhante ao cartão por aproximação.

O Banco Central do Brasil anunciou recentemente o adiamento do lançamento do Pix Automático, um novo sistema de pagamentos que visa facilitar cobranças recorrentes, como contas de água, luz e mensalidades escolares.

Inicialmente previsto para ser lançado em outubro de 2024, o novo sistema agora tem data de estreia marcada para outro momento.

A decisão foi tomada após uma série de vazamentos de dados envolvendo transações Pix, que exigiram mais tempo para ajustes e melhorias no sistema. Confira.

O Pix Automático ainda vai demorar mais um pouco para ser liberado. Confira.
O Pix Automático ainda vai demorar mais um pouco para ser liberado. Confira. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / beneficiodoidoso.com.br

Como vai funcionar o Pix Automático?

O Pix Automático permitirá que os usuários agendem pagamentos recorrentes de maneira automática. Esta funcionalidade será especialmente útil para aqueles que precisam pagar contas mensais, como água, luz, escolas, academias, condomínios e parcelamentos de empréstimos.

Atualmente, sistemas similares existem apenas dentro do débito automático, exigindo parcerias entre empresas e bancos.

O Pix Automático visa eliminar essa necessidade, permitindo que os clientes agendem pagamentos diretamente pelo celular ou computador, sem a necessidade de confirmação com senha para cada transação.

O Banco Central afirma que o novo sistema trará mais comodidade aos usuários, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções.

O objetivo é simplificar a vida financeira dos consumidores, proporcionando maior eficiência na gestão de suas contas mensais.

O sistema foi projetado para ser uma evolução do atual débito automático, ampliando suas funcionalidades e acessibilidade. Ele deve ser lançado oficialmente apenas em 16 de julho de 2025.

Saiba mais: Saiba como fazer transferências caso o Pix esteja FORA do AR: é muito fácil!

Manutenção do Pix Agendado Recorrente

Embora o lançamento do Pix Automático tenha sido adiado, o Banco Central decidiu manter a estreia do Pix Agendado Recorrente para 28 de outubro de 2024.

Esta funcionalidade permitirá pagamentos agendados para serviços como aluguel, personal trainers, diaristas e terapeutas.

Assim, mesmo sem a confirmação do Pix Automático, os usuários ainda poderão agendar pagamentos para essas categorias de serviços, garantindo maior flexibilidade e praticidade.

Além disso, o Banco Central está trabalhando na implementação do Pix por Aproximação, que permitirá aos usuários realizar pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.

Previsto para ser lançado em 28 de fevereiro de 2025, este sistema funcionará de maneira similar aos pagamentos por aproximação de cartões de crédito e débito.

Os testes para essa nova funcionalidade começarão em novembro de 2024, e o Banco Central deverá publicar regras detalhadas sobre o tema antes do lançamento oficial.

Veja outros: Brasileiros com CPF 0 a 9 poderão receber Pix DIRETO na conta no valor de R$ 4,5 MIL: confira!

Mudanças à vista!

O adiamento do Pix Automático tem gerado expectativas quanto às melhorias que serão implementadas no sistema até seu lançamento em 2025.

O Banco Central está focado em garantir a segurança e eficiência do novo sistema, realizando ajustes necessários após os incidentes de vazamentos de dados.

A decisão de adiar o lançamento reflete o compromisso da instituição com a proteção dos dados dos usuários e a entrega de um serviço confiável.

Com o Pix Automático, os usuários terão uma ferramenta poderosa para gerenciar suas finanças pessoais, agendando pagamentos de forma prática e segura.

A expectativa é que essa funcionalidade traga uma nova dimensão ao sistema de pagamentos brasileiro, consolidando ainda mais o Pix como uma solução inovadora e eficiente para transações financeiras.

Veja outros: Mulheres gestantes podem ter acesso ao NOVO Pix Maternidade de R$ 200; veja como!